Gente Bonita é...

30-07-2024

Há uma música de Fióti, que se chama "Gente Bonita" daquelas que se põe no repeat uma tarde inteira sem cansar, e, ao ouvi-la, é inevitável não me lembrar de algumas pessoas que se cruzaram na minha história recente, de uma forma praticamente aleatória e certamente sem quererem, suavemente e inesperadamente acrescentaram- me das maiores de todas as riquezas. Leveza e paz de espírito.

Hoje, é sobre essa gente. Uma espécie de enviados sensuais do Além, que na hora menos improvável me alavancaram um plot twist digno de uma Strarring, num filme de Tarantino (na realização do filme da minha vida ou era Tarantino ou Kusturica a assumir, pela certa e sem chance e quem me conhece sabe que não estou a mentir).

É gente bonita essa gente leve e têm um brilho diferente, são uma personificação do BOM, não porque os traços são os mais perfeitos, os corpos mais trabalhados, as roupas a última trend e a make up feita de régua e esquadro…não é isso (apesar de também serem assim, estas minhas luzinhas super sexys). Porém, isso é cuidado.

A leveza é outra loiça.

Gente leve é diferente, não são arranjadas ou desarranjadas, são graciosas e fazem o mundo mais bonito porque têm o hábito resiliente de ver sempre o lado positivo das coisas, têm consciência do que são e não se deixam afetar pela opinião alheia, e, por isso mesmo, escolhem sempre o sorriso como complemento a uma resposta seja ela dura ou não. A graça vive nelas.

Entenderam já, que não há como mudar o passado e aprenderam com ele, vivem o presente, mas acreditam no fluxo da vida, parece que têm uma fé inabalável (ainda que na sua grande maioria nem saiba tão pouco se são religiosas), e, acreditam de uma forma tão pia nessa verdade, acerca deles mesmos, que fazem com que quem os rodeia, acreditem também.

São de elogio fácil, são de disponibilidade imediata, são aqueles que te ajudam sem esperar nada em troca e que te deixam abesbílica e sem perceberes o porquê de o fazerem… são do bem, pelo bem e para o bem.

São aqueles poucos que ficam felizes pela tua felicidade, celebram o teu sucesso e vibram com as tuas conquistas. É suposto o teu ciclo próximo ficar orgulhoso de ti, mas aqueles que não são assim tão próximos manifestarem-se nesse sentido e contribuírem ativamente para a tua realização, é praticamente um Natal fora de época. Não sei quanto a vocês, mas nada me faz sentir mais especial do que isto.

Ainda que todas estas minhas pedras raras sejam distintas entre si, há muito em comum entre elas, e o mais gritante são as suas histórias de superação (da qual a grande maioria nem fala), a capacidade de resolução, a praticidade com que lidam com monstros de sete cabeças e os convidam para um café até se for preciso, a sua empatia e a sua enorme capacidade de dar. São as pessoas mais ricas que eu conheço, porque partilham. E isso devia dar que pensar, a todos nós.

Tinha em mim a ideia que, com o passar do tempo e com o triste cair do pano da inocência, à medida que crescemos, se perde a capacidade de ver e de fazer o bem, sem esperar nada em troca.

É como se a necessidade de luta nesta vida cada vez mais acelerada e competitiva nos distanciasse do que mais delicioso e único temos: a humanidade. Mas, Voilá!! De quando a quando, aparece alguém que nos restaura o crer e surpreende tanto que nos inspira à sua semelhança.

A esses que me têm aparecido e que certamente sabem quem são, reservo-lhes duas considerações:

Em primeiro lugar o meu mais profundo obrigada, pelo impacto direto das vossas ações e intervenções na minha vida; em segundo lugar tenho de agradecer o impacto indireto, que na vida de todos têm (é a consagração do efeito dominó do bem, no qual vocês foram e são a primeira peça...).

São pessoas assim, que do nada e sem qualquer motivo, melhoram um minuto, um dia ou uma vida a alguém. São pessoas assim que são exemplo e que inspiram outros a fazer o mesmo.

É assim que a magia do mundo acontece e o bem reconhece o caminho de volta.

Gente muito bonita de verdade.

© 2024 |Com|tudo. Blog by Marta Carneiro. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora